SelfBoot's...

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Mensagem por tgcgames em 8/6/2009, 21:04

Galera tenho 2 maneiras de fazer SelfBoot:

1 - BIN2Boot;
2 - Shoometsu's SelfBoot Batch Script.

Me disseram que o do Shoometsu deixa a leitura bem melhor, não forçando muito a Unidade Ótica do DC,
porém, fiz o teste e não notei diferença entre as leituras de um para o outro...

O barulho estrondoso que o motor faz continua, e na mesma frequência do que o outro...

Conclusão: Ou é porque as imagens de jogos que peguei (dc-downloads.com) já estão muito bem convertidas, ou realmente o Script do Shoometsu não faz "tanta" diferença...

Alguém tem algum comentário para fazer?

Estou "grilado" com isso!
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Re: SelfBoot's...

Mensagem por Igor Isaias Banlian em 10/6/2009, 05:36

Para o Shoometsu's SelfBoot Batch Script deixar os arquivos dos jogos na ordem correta para serem gravados, fazendo com que o Dreamcast consiga ler melhor, você tem que fazer um procedimento um tanto complicado, que está descrito aqui:

Shoometsu, Feb 13 2008, 02 PM escreveu:
IMPORTANTE SOBRE A ESPECIFICAÇÃO DA ORDEM EM QUE OS ARQUIVOS SERÃO GRAVADOS

Os arquivos no GD-ROM são alcados em uma ordem que é considerada a "melhor possível para a leitura, de forma a estender a vida útil do leitor movendo-o o mínimo possível, o que também diminui em muito aquele barulho alto e irritante (acho o DC o console que mais deixa a desejar nesse quesito) que o leitor faz ao se mover, fazendo com que o jogo rode o mais silenciosamente possível. Logo, seria ótimo manter essa ordem ao gerar a imagem pra gravação, não concorda?

No caso, o MKISOFS, usado para gerar a faixa de dados do jogo, permite que essa ordem seja especificada a partir de um arquivo de texto que segue o formato de sort do cdrecord, e o script já está preparado para usar esse arquivo, caso exista. Basta que ele esteja nomeado para "sort.txt", e o script o reconhecerá e usará automaticamente. Vale ressaltar que, caso falte algum arquivo na listagem desse arquivo texto (um arquivo que está na pasta \data, mas não consta no sort.txt), a ordem não será seguida, e de nada adiantará ter esse sort.txt. Portanto, assegure-se de que TODOS os arquivos constantes na pasta \data ESTARÃO listados nesse arquivo.

Caso você queira manter a ordem original dos arquivos como estava no CD/GD-ROM anterior/original/"original", você deve criar um arquivo sort.txt com as informações necessárias, e, para tal, você deve montar a imagem em seu drive virtual, ou pôr o CD-ROM no drive, se esse já estiver gravado, e abrir o IsoBuster. No menu direito, onde deve constar "Session 1" e "Session 2", vá expandindo a árvore até que se abra um item com o nome do volume do jogo (por exemplo: "Rez", "Echelon", etc.) e que tem, à sua esquerda, um ícone vermelho escrito "ISO". Clique nele com o botão direito do mouse e navegue pelas seguintes opções, na ordem:

- Árvore de diretórios e informações do arquivo;
- Copia informação da estrutura de arquivo;
- LBA, caminho RELATIVO.



Especifique o local onde será salvo esse arquivo que será automaticamente nomeado como "FileList.txt". Observe que esse arquivo ainda não está no formato necessário, e precisaremos fazer ainda uma conversão. Mova o arquivo Filelist.txt para a pasta \extra_tools do script e execute o progama "makesort.exe" que converterá o mesmo para o formato que precisamos e o salvará como "sorttxt.txt". Outra coisa importante a se lembrar é que esse sorttxt.txt terá automaticamente uma entrada em seu final referente ao arquivo dummy, nomeado como "0.0". Logo, se você usar algum arquivo dummy, renomeie-o para esse nome, ou exclua essa entrada do final do arquivo sort.txt, caso não vá usar nenhum arquivo dummy. Feito isso, basta renomear o sorttxt.txt para sort.txt e colocá-lo na mesma pasta onde está o script (que seria um nível acima, na estrutura de pastas), o script o reconhecerá e usará automaticamente. Para confirmar se a ordem dos arquivos foi seguida na imagem, monte a imagem SelfBoot já pronta no drive virtual e novamente com o Isobuster navegue pelo CD, e escolha a coluna "LBA" que os arquivos serão exibidos em ordem crescente/decrescente de alocação. Quanto maior a LBA, mais próximo da borda do CD o arquivo será alocado:

Fonte: http://www.snk-neofighters.com/forum/shoometsus-selfboot-batch-script-t37258.html

Portanto, de nada adianta usar o Shoometsu's SelfBoot Batch Script (no sentido de melhorar a leitura) se você não fizer esse procedimento acima!

Abraço,
Igor Isaias Banlian
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Re: SelfBoot's...

Mensagem por alukard3000 em 13/6/2009, 01:55

Eu consegui fazer esse procedimento de melhorar a leitura dos jogos, só que eu não uso a pasta de áudio
no tutorial do Shoometsu. Ele fala para copiar todos os arquivos para a pasta "data", e as faixas de áudio para a pasta "audio", só que eu não consigo achar as faixas de áudio dos jogos, só acho os dados comuns mesmo.

Os CDs que eu achei as faixas de áudio, eram CDs que já tinham sido convertidos para SelfBoot.

Isso já aconteceu com alguém deste fórum?

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Re: SelfBoot's...

Mensagem por Igor Isaias Banlian em 13/6/2009, 11:07

Comigo isso nunca aconteceu, porque eu sempre baixei todos os meus jogos já convertidos para SelfBoot, e nunca tentei baixar um jogo sem SelfBoot e convertê-lo com o Script do Shoometsu...

Espero que alguém aqui possa te ajudar, pois com relação a explicações sobre SelfBoot, eu fico devendo!

Abraço,
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Re: SelfBoot's...

Mensagem por tgcgames em 13/6/2009, 15:53

Nossa, isso é bem complicadinho, né galera?

Eu sempre peguei jogos já com SelfBoots, e depois refiz com o Script dele e não vi resultado algum... E nem consegui mudar os áudios também... Estranho né???
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Re: SelfBoot's...

Mensagem por alukard3000 em 13/6/2009, 21:41

Por experiência própria, o Shoometsu's SelfBoot Batch Script, faz diferença considerável no barulho do DC.

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Re: SelfBoot's...

Mensagem por tgcgames em 13/6/2009, 21:46

alukard3000, diz aí: Você simplesmente copiou o conteúdo do CD para a pasta "data" do Script, e mandou executar o Script, ou você fez os esquemas com as músicas???
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Re: SelfBoot's...

Mensagem por alukard3000 em 14/6/2009, 00:03

É o seguinte: Eu criei uma ISO do jogo, depois eu extraí todos os arquivos dela (fiz pelo UltraISO).

O esquema não é em todos os jogos, pelo pouco que eu vi, só tem faixas de áudio em jogos já SelfBoot.

Uma das coisas que eu gostei nesse Script, foi que nos jogos que não tem faixas de áudio (Non Boot), você pode colocar faixas de áudio à sua escolha (Rock, Rap, etc...). Porém as músicas tem que estar no formato certo que pede no Script (não me lembro qual é, acho que é RAW).

Valeu!

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Re: SelfBoot's...

Mensagem por Igor Isaias Banlian em 14/6/2009, 16:14

Na minha opinião, sabendo usar corretamente o Shoometsu's SelfBoot Batch Script, sem dúvidas o Dreamcast fará uma melhor leitura dos CD-Rs e consequentemente fará menos barulhos...

Digo isso porque os arquivos, quando em GD-ROM, tem uma ordem correta para serem lidos, e o Script do Shoometsu faz os arquivos na sua ISO ficarem com a ordem mais fiél ao original possível!

Abraço,
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Re: SelfBoot's...

Mensagem por rodrigues em 6/9/2009, 11:38

Eu usei esse progama e o motor do meu Dreamcast parece estar mais suave com este "ExoBoot_v1_31"!

Se o jogo à ser passado pra Selfboot estiver em um CD, é só selecionar "mode 1", mas caso você tenha baixado o jogo para seu PC e ele estiver em arquivo, então descompacte-o e selecione "mode 2". Mas comigo no "mode 2" deu erro...

Só deu certo comigo colocando o CD do game não bootável no drive e selecionado a opção do mode CD para image "mode 1".

Então se você tiver o CD com o game a ser convertido, é só inserí-lo no drive e selecionar "mode 1", mas caso você tenha baixado o jogo sem Boot faça o seguinte: Pegue um CD-RW e grave o game nele através do Nero, Clone, DiscJuggler, etc., depois que gravar o game no CD-RW, selecione o "mode 1" mesmo. Isso é para não gastar à toa um CD-R, depois apague o CD-RW e grave outros games sem Boot, caso você baixe mais games...

Veja a imagem:



Na primeira caixa, selecione o "MODE" a ser usado:

* Escolha o "mode 1" se o game está sem Boot no CD;
* Ou "mode 2" se o game sem Boot está em arquivo cdi, nrg, ccd, etc...

Na segunda caixa, preencha o "Step 1":

* Selecione o "drive";
* Escolha o "speed";
* Coloque no "Reader Bus Id": 1,0,0;
* Coloque no "Writer Bus Id": 2,0,0.

Na segunda caixa, preencha o "Step 2":

* Marque a coluna 1 e 3;
* Selecione a image a ser convertida, cdi ou nrg;
* Coloque o nome do game a ser gravado. Ítem obrigatório;
* Aí clique em "Next".

O game é salvo na pasta do programa.

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Re: SelfBoot's...

Mensagem por Igor Isaias Banlian em 8/9/2009, 09:21

Ok, muito obrigado pelo mini-tutorial, será de grande ajuda para muitas pessoas! Very Happy

Abraço,
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Re: SelfBoot's...

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